segunda-feira, 22 de abril de 2013

Unindo experiência e juventude

O brasileiro está envelhecendo. É um fenômeno natural, causado pelo aumento do custo de vida, queda na taxa de natalidade e aumento da expectativa de vida. Os reflexos desse fenômeno já começam a ser sentidos dentro das empresas, onde os profissionais mais jovens e mais velhos podem trocar experiências. Com isso, as companhias começam a perceber a importância de ter profissionais mais velhos e experientes com o mercado em seu staff. Além de partilhar dessa experiência com os mais jovens, eles são mais precisos no momento de tomar decisões e resolver problemas.

 Muito se espera dos jovens hoje em dia, em pesquisa feita pela consultoria PwC, junto à Escola de Administração de Empresas São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), constatou-se que os profissionais mais velhos possuem seu espaço cativo e sua importância no funcionamento da empresa. Veja alguns números do estudo. 

Para 94% das empresas, os conhecimentos trazidos pelos profissionais mais velhos são os principais benefícios de contratar esse perfil de profissional. Embora esse reconhecimento seja valioso, 63% dessas empresas preferem os mais jovens, por acharem que os mais velhos estão acomodados com a proximidade da aposentadoria.

 A pesquisa ainda demonstrou outros aspectos positivos na contratação de profissionais mais velhos pelas empresas. 96% acreditam que os mais velhos possuem maior equilíbrio emocional e 86% acreditam que eles estão mais capacitados a resolver problemas. Entretanto, 89% não possuem nenhum modelo de carreira que permita absorver esses benefícios. O que fica de aprendizado, tanto para os mais jovens, como para os velhos, é que não se deve ficar parado, buscar conhecimento é sempre uma regra, não importando a idade, experiência ou feitos realizados anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário