quarta-feira, 17 de abril de 2013

Projetos Sociais em evidência

Com os projetos sociais em ascensão, as organizações começam a investir cada vez mais nesses tipos de projetos com o intuito de garantir a permanência delas no mercado. Um exemplo de sucesso é a agência de publicidade Oh! Brasil que desenvolveu um projeto social voltado para crianças, que pretendia conscientizar os futuros jovens brasileiros desde cedo sobre a questão da importância de cuidar bem do meio ambiente, para uma campanha que seria apresentada a um cliente. O cliente declinou a proposta, mas os sócios da agência não desistiram da ideia. Eles acreditaram no projeto e decidiram investir nele como uma marca da agência. 

O Recicla Kids pretende incentivar a reciclagem nos pequeninos através de um grupo de super-heróis temáticos. Logo que o projeto ganhou corpo, a procura por ele foi tão grande que os sócios tiveram que desvincular ele da agência. Assim, o Recicla Kids ganhou CNPJ próprio, uma equipe independente e diversas propostas de parceria, inclusive uma linha de produtos está a caminho para rentabilizar o projeto.

O desafio dos sócios agora é justamente esse. Como aconteceu muito investimento, eles precisam de retorno, e estão negociando programas de televisão, softwares educativos, jogos e aplicativos para SmarTV. Os sócios acreditam que não precisam abrir mão da essência do projeto - a responsabilidade social - para que ele possa se sustentar e gerar retorno. Marcelo Aidar, coordenador-adjunto do Centro de Estudos em Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-EAESP, comenta sobre como capitalizar projetos sociais. "Essas ações têm um custo, mas aumentam as chances de a empresa permanecer no mercado em longo prazo. Se ela atende à legislação, se preocupa com a comunidade em que está inserida e promove melhorias, ela consegue mais financiamentos, mais apoio do governo e da comunidade. Sem contar que as pessoas gostam de trabalhar em empresas assim", afirma Aidar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário