quarta-feira, 24 de abril de 2013

Planilhas indispensáveis para empresas

O empreendedor precisa se organizar. Cuidar de uma empresa que possui fornecedores, clientes, base de dados, estoque, caixa, entre outros quesitos, requer organização. Uma maneira simples, porém eficaz de não se perder entre tantos números e dados, é gerenciar tudo em planilhas. “O que a gente vê na pratica é que a maioria das empresas não tem controle nenhum do que está acontecendo”, afirma Tales Andreassi, professor da FGV-EAESP. Veja uma lista com algumas planilhas essenciais para não perder o controle do que está acontecendo na sua empresa.

Planilha de vendas

Existem softwares prontos que fazem esse serviço, mas o pequeno empresário não precisa gastar um valor alto para isso, no princípio, e pode ele mesmo fazer sua planilha. “Assim, você pode descobrir a sazonalidade do seu negócio”, afirma Andreassi. A planilha de vendas deve ter colunas com o número de venda, a data, o valor da venda, número de itens e o nome do vendedor.

Planilha de controle de caixa

Esta planilha é muito importante, pois a negligência no controle de caixa é o motivo da falência de muitas empresas. Sempre controle diariamente os lançamentos da empresa, entradas e saídas. A primeira coluna deve ter os custos fixos para facilitar o controle e não se esquecer de pagar nada. 

Planilha de funcionários

Serve para controle de equipe. Nela, constam dados como vendas, metas e setor onde o funcionário atua, controlando dados como queda nas vendas de algum funcionário, ou até mesmo no rendimento.

Controle de estoque e compras

Esta é uma planilha que é muito importante e, dependendo da demanda da empresa, pode salvar a corporação do fracasso. É indispensável para quem trabalha com produtos, ainda mais se o mix for grande. A planilha precisa ter as seguintes colunas: pedidos, pedidos cancelados, status da entrega, quantidade em estoque e vendas. Esse controle é importante para não haver ruptura, além de controlar as vendas da empresa e apontar os produtos mais procurados.

Planilha de pagamentos e recebimentos

Serve para controlar o caixa com mais precisão e ter um panorama melhor da situação da empresa nos próximos meses. Com ela, é possível analisar quando a empresa terá mais dinheiro em caixa para investir e se há cobranças a fazer, por exemplo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário