sexta-feira, 19 de abril de 2013

O que é e como funciona a sustentabilidade empresarial?

Nos dias de hoje, um dos assuntos que não sai de cena é a sustentabilidade. Empresas e instituições falam disso a todo o momento e comerciais de TV também focam muito no tema. E dentro desse assunto, surge um conceito não tão novo, chamado sustentabilidade empresarial. E o que vem a ser ela exatamente?

 Segundo o professor Mário Monzoni, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP, a sustentabilidade empresarial surge “quando falamos em desenvolvimento, que tipos de desenvolvimento nós queremos e o quanto de qualidade de vida nós vamos deixar para as próximas gerações”. A partir daí, surgem as questões de como as empresas podem ajudar a garantir esse futuro e o conceito de desenvolvimento sustentável.

 “No século XXI, a complexidade do ambiente de negócios faz com que as empresas tenham que se preocupar, sim, com o retorno sobre o capital, mas também tenham que olhar as questões sociais e ambientais, para garantir a sua permanência no futuro”, disse Monzoni. Para o professor, a excelência na relação da empresa com o meio ambiente pode significar maior probabilidade de sobrevivência no futuro. “E ao fazer isso, ela está contribuindo para uma coisa muito maior que é o desenvolvimento sustentável”, afirma o professor Monzoni.

 Em um futuro certo, as empresas que não tiverem olhar criterioso para o meio ambiente, comunidade, clientes, fornecedores e os próprios funcionários, não terão espaço para existir, e embora esse tema não seja muito bem explorado aqui no Brasil, a realidade está mudando aos poucos.

 O principal entrave é a aceitação do consumidor em pagar por externalidades, embora a realidade seja um pouco diferente, conforme explica Monzoni: “A gente costuma dizer que não são os produtos sustentáveis que são caros, os insustentáveis é que são baratos, à medida em que eles se subisidiam tanto de questões sociais quanto de questões ambientais para conseguir se tornarem competitivos”, concluiu o professor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário