segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mais tempo para trabalhar ou para descansar?

Profissionais, diante da fácil acessibilidade móvel, aumentam de forma natural e expontânea a atuação no trabalho, atravessando o pós expediente. Tal fato não vem ocorrendo só em dias úteis. Os finais de semana e feriados vêm se tornando, mesmo durante viagem de lazer, um dia onde serão lidos os e-mails, feitos relatórios, entre outras coisas. Com base neste contexto, perguntamos: Isso será realmente necessário? Será o trabalho, praticado desta forma, saudável para nossa vida?

Estudos apontam que, na Inglaterra, o descanso semanal caiu de 48 horas para apenas 27 horas, e que nos EUA 77% dos profissionais pesquisados lêem seus e-mails profissionais de noite. E estes dados vêm aumentando bastante no contexto profissional, ainda mais por conta da tecnologia móvel. 

Celulares, tablets, notebooks, todos, se tiverem acesso a internet, já viram naturalmente ferramentas de trabalho. Profissionais, hoje, se assemelham aos operários das fábricas que exaustivamente cumpriam sem parar suas funções, sem tempo determinado para fim ou pausa, sem nenhum tipo de descanso. Por isso, tome cuidado. Sua vida pessoal não deve ser influenciada pelo seu trabalho. Sua família e sua vida fora do escritório não podem ser substituídas por e-mails, mensagens e relatórios. Tudo tem que ser feito no seu próprio tempo.

Ainda falando sobre a tendência, o comportamento do profissional enquanto pessoa também está mudando. Estamos ficando sem paciência e ansiosos de mais por resultados imediatos. Um atraso na resposta de um e-mail já se torna motivo de tensão desnecessária.

Por fim, pare, respire e avalie como anda sua vida, no cenário profissional e no contexto pessoal. Será que você não está trabalhando de mais? Fique atento a isso para não comprometer toda sua carreira e toda sua vida. Um bom profissional consegue aliar bem as duas coisas, sem que se prejudique no final.



Fonte: Info 4

Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário