segunda-feira, 25 de julho de 2011

A inadimplência e o cadastro positivo


Segundo dados do Serasa Experian, a indadimplência do consumidor teve um aumento de 8.2% em maio comparado ao mês anterior, sendo o terceiro aumento consecutivo pós 3.5% em março e 1.5% e abril. Em outro estudo, realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), foi apontado que o cartão de crédito foi um dos maiores motivos de endividamento familiar, sendo responsável por 73% dos casos de inadimplência familiar.

Aliado a este cenário, o Professor de Economia da FGV-EAESP Ernesto Lozado afirma que tal crescimento da inadimplência deve-se ao fácil acesso ao crédito em 2010, mas que em 2011 a situação será, e já é, outra. “É por isso que as pessoas devem ficar atentas” - conclui Lozado.

Em contraste a este contexto, surgem os meios para a redução da inadimplência, e como previu o Professor Ernesto Lozado, agora em 2011 o acesso ao crédito se torna um pouco mais difícil e muito menos atraente. Juros altos farão a demanda por empréstimos cair e, além disso, o cadastro positivo entrará de vez em vigor. Tal cadastro criará uma lista de “bons pagadores” onde – diante da vontade do consumidor – o histórico de pagamentos ficará disponível para consulta e assim obter melhores condições de crédito. Especialistas afirmam que isto incentivará o pagamento das dívidas e promoverá a queda no número da inadimplência.



Fonte: Estadão
Fonte da imagem: Geo Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário