sexta-feira, 1 de março de 2013
Por que o mercado de marketing digital está defasado de profissionais?
A internet é um dos principais meios de comunicação dessa geração, muito por conta do seu poder de interação entre os usuários e pela agilidade no repasse de informações. Com isso, o número de usuários conectados no Brasil só cresce, mais ainda com o manifesto do mobile. A popularidade da internet tem feito as pessoas substituírem as horas gastas em frente a TV pela rede, o que despertou o interesse das marcas.
Uma marca não pode se dar ao luxo de não estar presente na internet e nas redes sociais, mas algumas marcas ainda não compreendem o verdadeiro poder de alcance que elas têm na internet, principalmente quando se trata de relacionamento e interação com o consumidor. Muito dessa falta de conhecimento se dá pelo fato de existirem poucos profissionais capacitados que dominam essa ferramenta. Mas com a internet em alta e as marcas querendo investir, como é tão difícil encontrar profissionais nessa área?
Em texto próprio, Sandra Turchi, professora da FGV-EAESP em Marketing Digital, relata que, por ser uma área muito nova, existe pouca mão de obra qualificada para o serviço. Com isso, as empresas optam por delegar essas funções para outros empregados da companhia, sem qualquer experiência para essa função, fato que pode trazer consequências negativas para as marcas.
Segundo Turchi, não é questão de apenas ser heavy user de redes e gostar de internet. É preciso ter capacitação e algumas habilidades básicas que a área exige, como organização, planejamento, facilidade de comunicação, conhecimento em novas mídias, conhecimento em mídias sociais e inovações tecnológicas, boa redação, criatividade e agilidade. É preciso saber lidar com metas, métricas, pesquisa, análise.
O trabalho não é tão simples quanto parece e o profissional precisa estar atento a todos esses detalhes e estar disposto a construir seu nome no meio, através de consultorias e marketing pessoal, assim construindo seu próprio case de sucesso.
Marcadores:
agilidade,
analise,
empresas,
FGV - EAESP,
Internet,
investimento,
Marketing digital,
marketing pessoal,
meios de comunicacao,
metas,
midias digitais,
mobile,
Planejamento,
profissionais,
redes sociais,
tv
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário