terça-feira, 12 de março de 2013

Mais transparência nas instituições

 Fatos recentes levantam questões importantes sobre a transparência das instituições. Está cada vez mais difícil para as instituições – seja órgão público ou privado – se manterem na penumbra de informações. Isso porque as novas tecnologias, novas leis, pressão social e aumento da concorrência são fatores cada vez mais determinantes para a queda de empresas e órgãos dúbios. 

O professor Fernando Abrucio, da FGV-EAESP, diz, em texto próprio, que a transparência no setor privado depende do envolvimento do consumidor. Os direitos do consumidor começam a pressionar as empresas por um maior conhecimento sobre origem dos produtos, por exemplo. Empresas sustentáveis precisam ter esforços efetivos nessa área, pois logo um concorrente pode surgir questionando essa prática e se fazendo valer de iniciativas mais efetivas nesse quesito. No âmbito privado, esse tipo de transparência surge com mais naturalidade. Mesmo em instituições mais fechadas e oligárquicas, como na política e no futebol, as coisas começam a mudar.





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