quarta-feira, 6 de março de 2013

Mestrados profissionais


Reconhecidos a partir de 1998, os mestrados profissionais (MP) dobraram de tamanho nos últimos 5 anos e chegaram a marca de 499 cursos disponíveis no Brasil. Mas mesmo assim, os MPs ainda não são tão visados quanto os cursos lato sensu. Enquanto os cursos de especialização concedem o certificado, os mestrados dão título de mestre e abrem a possibilidade de lecionar para o ensino superior.

Ministério da Educação tomou providências para tornar os MPs mais atrativos. A partir de 2009, as instituições passam a ser avaliadas com outros critérios e podem incluir professores que não tenham titulação em seu corpo docente, desde que eles possuam bagagem no mercado de trabalho.

Mas o rigor de avaliação dos cursos continua alto. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do MEC responsável pela avaliação desses cursos, só classifica 29 MPs com a nota máxima 5. Isso representa 5,8% do total. Outros 376 têm notas suficientes para
funcionar.

Dentre os cursos avaliados pelo Capes com nota máxima, destaca-se o MPA- Mestrado Profissional em Administração de Empresas da FGV-EAESP. Um dos critérios de avaliação da seleção é a bagagem que o aluno carrega e os pontos de discussão que ele pode agregar à aula. “O aluno precisa trazer alguma experiência para a sala de aula. Se for muito jovem, não terá muito para acrescentar às discussões com colegas”, diz a coordenadora do curso, Marina Heck. “Quando um aluno do fim da graduação me pergunta sobre pós, sugiro esperar um pouco, adquirir bagagem profissional e fazer uma poupança para depois investir no mestrado profissional”, concluiu a coordenadora.

A região Sudeste é predominante entre os cursos de nota máxima do Capes. Dos 29 cursos 5 estrelas, 22 deles ficam na região Sudeste. Os cursos stricto sensu visam formar pesquisadores para a academia ou profissionais para o mercado de trabalho e estimular a reflexão teórica de seus estudantes.

Confira o Manual do Candidato do MPA da FGV-EAESP, para ingressantes em agosto de 2013:


Nenhum comentário:

Postar um comentário