terça-feira, 23 de outubro de 2012

Qual é a melhor idade para começar a empreender?


Algumas pessoas, com espírito empreendedor nato, já querem sair da faculdade empreendendo. Algumas preferem seguir uma estabilidade maior no mercado de trabalho, para adquirirem mais experiência, e aí sim, partirem para um negócio próprio. Então, qual é a faixa etária mais adequada para empreender?
Aos 20, 30 ou depois dos 40 anos?

Dos 20 aos 30: empolgação e energia

Os jovens empreendedores são, geralmente, muito inquietos, curiosos e, por serem da geração Y, otimistas em relação ao futuro e comprometidos em mudar o mundo na esfera ecológica. São extremamente informais, agitados, dispostos a correr mais riscos, ansiosos, impacientes, imediatistas e acompanham a velocidade da internet. No entanto, como fatores negativos, conta-se a falta de experiência em projetos anteriores, o que pode acarretar no insucesso de um negócio. “O entusiasmo exagerado também pode prejudicar o empreendedor, que, na hora da empolgação, acaba por não avaliar corretamente o cenário”, diz Batista Gigliotti, professor do curso de pós-graduação da FGV-EAESP.

Dos 30 aos 40: a cautela começa a falar mais alto

Nessa faixa, as pessoas pensam mais analiticamente sobre uma proposta e tendem a ser mais cuidadosas. A empolgação desmedida da juventude começa a dar espaço a uma avaliação mais concreta sobre um cenário econômico e já possuem conhecimento e vivência.
Como desvantagem, a geração X opta por constituir uma família nessa época da vida, com casamento, filhos, entre outros fatores que começam a desfocar o empreendedor.

Após os 40 anos: negócios com maturidade

Nessa idade, o empreendedor conta com o respaldo da experiência de vida e profissional. “Outra importante questão que pesa a favor é que, na maioria das vezes, o profissional já conhece a fundo o mercado que irá entrar (ou continuar, mas, desta vez, como proprietário do negócio)”, conta Gigliotti.
A desvantagem é que as pessoas nessa faixa etária apresentam menor permeabilidade com novas tecnologias e formas de comunicação, inerentes a quase todos os novos negócios.

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