quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Até onde vai a confiança?


Quando um empreendedor busca por um fornecedor de capital, é necessário buscar um investidor que realmente compreenda do que se trata o negócio e, para isso, muitos dados importantes e confidenciais devem ser revelados. E é justamente aí que se encontra uma grande preocupação: até quando a divulgação de informações para um investidor pode ser segura para um negócio? O que garante que essa pessoa realmente só está interessada no business, ou se está aproveitando dados para, posteriormente, investir em algo semelhante?

Algumas pessoas pedem para que o investidor assine um acordo documentado de confidencialidade, que pode gerar uma multa, caso haja vazamento de informações. Essa medida paliativa, no entanto, pode gerar um certo desconforto entre as partes que estão negociando. “Muitos investidores não aceitam assinar o acordo, ou teriam que fazer isso 300 vezes por ano.” relata Adalberto Brandão, do Centro de Estudos sobre 'Private Quality', da FGV-EAESP.

Brandão diz ainda que essa relação de confiança entre um empreendedor e um investidor deve ser construída ao longo do tempo e que o exercício constante e saudável do networking é sempre a melhor opção. “Se ficar escondendo o projeto, pode não conseguir executá-lo”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário