quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Empresas aumentam investimentos em TI


O número de microcomputadores no Brasil já está acima da média anual e, segundo uma pesquisa da FGV-EAESP, até 2017, esse montante chegará a 200 milhões de máquinas - uma para cada habitante. Ainda de acordo com a pesquisa, os investimentos com Tecnologia da Informação, em relação ao faturamento líquido das empresas, subiu de 1,3, em 1998, para 7% em 2011.

Fernando Meirelles, professor titular da FGV-EAESP e coordenador de pesquisa, ressalta que esse índice é diretamente proporcional ao peso do setor de TI no PIB, e segundo estimativas, esse total deve chegar a 8% nos próximos quatro anos. Isso se deve, entre outros fatores, à redução significativa dos custos dos hardwares, que produzidos em grande escala nos gigantes mercados asiáticos têm derrubado o preço dos equipamentos ano a ano.

Mesmo com tudo isso, ainda falta mão de obra especializada no Brasil para tornar o uso de TI mais viável entre as empresas. "O que determina se o gasto é maior ou menor não é a estrutura operacional; é a postura na gestão de informática. A eficácia (dos investimentos de TI) depende do alinhamento à estratégia e à evolução da organização ", diz Meirelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário