quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Investir em tendências não é garantia de sucesso


De acordo com o Sebrae (Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o perfil dos pequenos empreendedores do Brasil é bastante parecido. As pessoas querem iniciar um negócio próprio com uma “receita de bolo”, ou seja, não procuram inovar, e sim investir em uma ideia que já faz sucesso, como os empreendimentos ligados ao bem-estar, bastante em voga na atualidade, com negócios que giram em torno de alimentação saudável, qualidade de vida e sustentabilidade.

No entanto, seguir tendências não é garantia de sucesso, já que o chamado “comportamento de manada” - ou seja, muitas pessoas seguindo o mesmo foco empreendedor – acaba envolvendo riscos, uma vez que a oferta de serviços pode superar a demanda.

Um segmento que está em alta, de acordo o professor de empreendedorismo da FGV-EAESP, Gilberto Sarfati, são as academias que oferecem treino de MMA. Uma das principais razões para esse sucesso foram os investimentos do ex-lutador de boxe Dana White, presidente do UFC nos EUA, que tornou o MMA um espetáculo. Ao adquirir a marcar em 2001, White alterou regras importantes, impondo limites a confrontos, deixando-os menos violentos, abrangendo o público do esporte.

O número de academias que oferecem esse tipo de esporte estão em plena ascensão no Brasil, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e de acordo com Safarti, ainda há bastante espaço para novos empreendedores que planejam investir no ramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário