quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Como deixar seu hotel mais sustentável


Um hotel que aplica práticas sustentáveis tem um estabelecimento para mais de 200 anos, já que o planejamento do funcionamento é analisado em longo prazo. De acordo com Luiz Carlos Cabrera, professor da FGV-EAESP, desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades.

Alguns hotéis e resorts brasileiros, principalmente em regiões com alto potencial turístico, como o norte e nordeste do País, já estão se adaptando e transformando bastante os espaços físicos. As principais medidas são: instalação de painéis solares para o aquecimento de água, separação do lixo orgânico do reciclável, uso de lâmpadas e eletroeletrônicos de baixo consumo energético, estação de reciclagem de óleo e até mesmo a criação de bactérias decompositoras de lixo inorgânico. Ao longo do tempo, o custo com diversos materiais e energia elétrica vai diminuindo, o que paga o investimento e aumenta a vida útil do estabelecimento.

Os hotéis que recebem o título “responsabilidade ambiental” (simbolizado por um trevo de quatro folhas) passam pelo crivo do Leed - Leadership in Energy and Environmental Design, dos Estados Unidos. Alguns estabelecimentos estão investindo pesado nessa transformação, já visando a Copa e as Olimpíadas, quando os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário