quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Clientes preferem comércio regional a grandes redes


Quando o assunto é supermercado, mais do que modernas e vistosas instalações, o que realmente atrai a freguesia fiel é o atendimento e o fato do cliente saber que encontrará os mesmos produtos, nos mesmos lugares, com atendimento bastante pessoal. A disputa entre as grandes redes de varejo e as pequenas lojas não se dá pela oferta e qualidade dos produtos básicos de consumo, e sim como as redes se esforçam para se aproximar das pessoas.

Nas periferias das grandes cidades, por exemplo, as lojas que atuam nessas regiões, dificultam a entrada de redes maiores, que tradicionalmente atendem as classes A e B. “O grande varejo não chega às comunidades de periferia. E quando chega, não está preparado para um consumidor exigente com preço e também com qualidade", diz Edgard Barki, professor de marketing da FGV-EAESP e pesquisador do GVcev.

A pesquisa foi realizada em dois bairros da periferia de São Paulo: São Miguel Paulista, na zona leste e Jardim Ângela, na Zona Sul. Foram monitoradas como seriam a entrada de lojas de grande porte nessas regiões e o estudo mostrou que uma rede de varejo oriunda desses bairros vende até quatro vezes mais do que os grandes supermercados. "A estratégia é baseada em serviços com preços baixos e tradição no bairro. A rede está a 40 anos na região e sob o comando do mesmo gerente há 12", diz o pesquisador.

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