sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Escolhendo o sócio


Ao iniciar a jornada pela vida do empreendedorismo, muitas pessoas buscam algumas características em outros profissionais para complementar o talento de uma empresa. Certas pessoas apresentam mais facilidade criativa e procuram alguém com capacidade de gerência e liderança para comandar os negócios. Ao mesmo tempo, escolher alguém que não corresponde às expectativas profissionais, pode gerar grandes frustrações e até mesmo a falência de uma empresa.

Mas como escolher um bom sócio? Segundo Tales Andreassi, professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo da FGV-EAESP - GVcenn, em primeiro lugar, sócios devem ter conhecimentos complementares. Se você é bom em marketing, arranje sócio que seja bom em finanças. Se você é introspectivo, alguém extrovertido, com boa rede de contatos, pode ser uma mão na roda. Embora os sócios devam ter conhecimentos complementares, os valores éticos devem ser semelhantes. Se você é alguém correto, não vai conseguir trabalhar com uma pessoa que sonegue impostos.

Todo mundo conhece algum caso de sócios, geralmente parentes, que se desentenderam no mundo dos negócios, acarretando situações inconciliáveis. Para evitar ao menos a dor de cabeça causada por disputas judiciais, certifique-se de elaborar um completo contrato social que defina questões como as obrigações de cada sócio, rompimento da sociedade e se parentes podem ou não trabalhar na empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário