quinta-feira, 23 de maio de 2013

Óleo de candeia brasileiro

 Durante uma competição de inovação e tecnologia que envolvia estudantes da América Latina, promovida no Brasil pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas (GVcenn), estudantes apresentaram projetos inovadores e peculiares. Mas os grandes vencedores da Idea to Product Latin America 2012 (I2P) foram estudantes brasileiros, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que desenvolveram um método inovador de beneficiamento de óleo de candeia, uma matéria-prima muito valiosa na indústria farmacêutica e cosmética. 

O Brasil não possuía tecnologia eficiente de beneficiamento desse óleo, portanto, era necessário exportar a matéria bruta e depois importar os derivados, processo que diminui os lucros e encarece os produtos finais. “Desta forma, o desenvolvimento de uma tecnologia de beneficiamento óleo de candeia pode trazer pontos positivos ao Brasil, invertendo a balança comercial deste setor”, afirma Patrícia Robles Dutenhefner, coordenadora do grupo de pesquisa do Departamento de Química da UFOP. O óleo de candeia possui um princípio chamado de bisabolol, que é muito importante por suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, cicatrizantes, calmantes e desodorizantes, além de não agredir nem irritar a pele. 

Rene José Rodrigues Fernandes, Diretor da I2P e Gerente de Projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-EAESP, afirma que a inovação em tecnologia é um importante passo para o país e que impulsionar esses novos talentos é investir no futuro do Brasil. 

"Ao longo dos últimos cinco anos, o I2P tem mostrado resultados de sucesso. A trajetória do grupo Febetech, da Universidade Federal de Ouro Preto, em 20l2, e de outros concorrentes de anos anteriores que já estão com suas tecnologias no mercado nos fazem imaginar quantas soluções relevantes estão sendo desenvolvidas no Brasil”, afirma o especialista. 

Fonte da imagem: Corbis Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário