segunda-feira, 20 de maio de 2013

Novos critérios para classificar escolas de negócios

A Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB) é um órgão americano criado no início do século XX, com o objetivo de formar um padrão de qualidade para as universidades, como aqui no Brasil age o Ministério da Educação. Assim, a organização ganhou forma e começou a catalogar as escolas de Administração do país. Na década de 90, a AACSB passou a aceitar escolas de fora dos Estados Unidos. Em 2000, a FGV-EAESP entrou para esse seleto grupo de instituições creditadas pela AACSB. Hoje, a AACSB conta com mais de 670 escolas em seu portfólio, em 44 países do mundo.

Agora, depois de quase 10 anos sem revisão nos padrões, a AACSB decidiu fazer algumas alterações em seus critérios, para ganhar o selo de qualidade. Essa mudança reflete diretamente nas escolas globais, dando mais atenção às instituições de outros países, não só as norte-americanas. Os itens necessários para capacitação foram revistos e reduzidos de 21 para 15. São padrões que classificam principalmente a pesquisa e a qualificação do corpo docente, com professores que tenham experiência de mercado.

"Sempre tivemos foco no intercâmbio de professores e de alunos e, se quisermos fazer isso com escolas de primeira linha do exterior, ajuda bastante ter os selos de acreditação de associações reconhecidas", disse Maria Tereza Fleury, diretora da FGV-EAESP. "O selo ajuda a mostrar para quem é de outro país que também somos uma escola de elite”, concluiu.

As instituições que já estão creditadas na AACSB, como a FGV-EAESP, não precisarão apresentar as adaptações até 2015, quando as escolas renovarão o selo, e aí sim precisarão estar adaptadas aos novos padrões. As escolas creditadas pela AACSB são reavaliadas a cada cinco anos.

Fonte da imagem: Corbis Images 

Nenhum comentário:

Postar um comentário