No último dia 20, aconteceu, na FGV-EAESP, uma palestra dupla sobre o tema sustentabilidade. As palestras “O Papel do Marketing Verde no Mundo Empresarial” e “Economia Verde: Uma visão da sociedade civil organizada” foram conversas rápidas entre alunos e palestrantes, contando com o professor Aron Belinky, da FGV-EAESP, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da GV, e Matthew Shirts, jornalista responsável pela revista Planeta Sustentável.
O professor Belinky focou sua palestra na evolução da sustentabilidade através dos tempos e nos próximos passos dessa caminhada que estão sendo dados. Na conversa, Belinky focou no desafio central da sustentabilidade, que ele definiu da seguinte maneira: “Utilizar o poder da linguagem econômica para dar centralidade/força às propostas de justiça social e ambiental enquanto, ao mesmo tempo, evitar os riscos e efeitos colaterais da apropriação indevida de propostas pelo sistema hegemônico”. O sistema chamado de hegemônico pelo professor é o do consumismo desenfreado, que não leva em conta os problemas do mundo, apenas o “eu quero, eu posso, eu pago”.
Na segunda parte da palestra, o jornalista Matthew Shirts falou sobre a revista Planeta Sustentável. O trâmite do lançamento da revista girou em torno de oferecer publicidade para as revistas da Editora Abril, em troca das revistas falarem sobre sustentabilidade em suas reportagens. O resultado foi que das 52 revistas de editora, 38 aceitaram e começaram a publicar sobre o tema periodicamente. Ao longo dos anos, a revista eletrônica Planeta Sustentável foi evoluindo e, atualmente, possui cerca de 20 milhões de leitores no Brasil. E sobre o tema, Shirts é categórico ao dizer: “Hoje, eu considero a sustentabilidade o único assunto no mundo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário