Pessoas que aconselham podem realmente ajudar a superar momentos difíceis, quando estão mais preparadas, possuem a experiência e os conhecimentos necessários para acertar no conselho. Esse conceito é basicamente o mesmo no mundo dos negócios e existe um termo exato para classificar o profissional que “aconselha” os executivos das empresas a tomar o caminho certo: coach, termo em inglês usado para os técnicos dos esportes.
O coach é um profissional com experiência, muita bagagem em grandes empresas, que vivenciou e participou de muitos cases de sucesso e possui o know-how para tomar decisões importantes e aconselhar os executivos da maneira mais lucrativa para a empresa. Não é fácil fazer um CEO ouvir outras pessoas, ainda mais quando se trata de sua própria empresa, por isso, o coach precisa ser altamente qualificado, com experiência sólida no mercado e formação em comportamento humano.
É normal sentir uma grande resistência por parte dos executivos da empresa. “Há ainda alguns preconceitos dos próprios CEOs", afirma Luiz Carlos Cabrera, consultor e professor da FGV-EAESP de São Paulo. "São raros os que admitem ter passado por um processo de coach, pois há o receio de que a ajuda signifique fraqueza da parte deles. Há ainda a preferência por manter a imagem de heróis solitários, mas isso está mudando com o passar do tempo", concluiu. Por isso, é fundamental a colaboração entre as partes, para que haja frutos a serem colhidos.
O mais importante para uma empresa, ao passar por um processo de coaching, é a continuidade do trabalho e a consciência de que esse é um projeto a longo prazo. Quando o executivo aceita a presença do coach e começa a conversar com ele, o trabalho passa a fluir melhor e a relação entre eles se fixa. A partir daí, não é incomum ver um coach que, além de fazer seu trabalho, também acaba virando psicólogo e ombro amigo.
Fonte da imagem: Corbis Images
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