quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Veja 5 dicas para aplicar o dinheiro de investidores na sua empresa

Quando se cria uma startup, uma empresa de pequeno porte e inovadora do ramo da tecnologia, a intenção do empreendedor é conseguir um investidor, uma empresa ou sócio que entre com o capital necessário para fazer a idéia crescer e se tornar uma realidade de mercado. Mas, muitas vezes, o gerenciamento do empreendedor pode ser atrapalhado pela ansiedade ao lidar com os altos valores ou a inexperiência na gestão de um negócio.

Cláudio Furtado, diretor executivo do Centro de Private Equity e Venture Capital da FGV-EAESP, afirma que o empreendedor pode gerenciar melhor os recursos quando ouve o investidor, pois na maioria das vezes ele possui mais know-how de mercado. “Ele tem mais conhecimento de negócio do que o empresário. Tem de haver transparência de informações entre dois. É como se fosse um casamento”, afirma Furtado.

É fundamental que o empreendedor tenha objetivos bem claros e metas traçadas a cumprir, para não desperdiçar o dinheiro do investidor. Veja 5 dicas de como usar o capital de maneira consciente:

1 – Teste seu produto

Criar protótipos em baixa escala e testá-los em canais de marketing de baixo custo são maneiras de atestar a aceitação do cliente e descobrir possíveis falhas.

2 – Investimento em tecnologia

O objetivo de uma startup é crescer em ritmo acelerado, por isso, é necessário ter um investimento em softwares e tecnologias que suportem esse ritmo de crescimento.

3 – Equipe qualificada

Profissionais qualificados ajudam uma empresa a acelerar seu ritmo de crescimento. É necessário ter pessoas de confiança em alguns setores chave da empresa.

4 – Converse e escute os investidores

Esteja sempre aberto a conversar com os investidores. Eles geralmente conhecem o mercado e podem dar sugestões e ideias pertinentes.

5 – Acompanhe os resultados

Gerar relatórios não deve ser apenas uma função que o empreendedor deve apresentar ao investidor. Ele tem como obrigação acompanhar os resultados por conta própria, para saber onde investir, ou se há necessidade de ampliar ou revisar o plano de negócios.

Ter uma startup com aporte de um grande investidor não significa que o empreendimento atingiu o sucesso, é necessário trabalhar para reverter todo o capital investido em lucro, e dedicação, foco no resultado e ter um bom relacionamento com o investidor podem ser os fatores chave para o sucesso do
negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário