terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Os problemas de uma demissão mal conduzida


Até mesmo na hora de dispensar um funcionário, uma grande companhia deve zelar por seu nome, fazendo isso da maneira correta. Uma demissão
mal conduzida transmite uma imagem muito ruim, tanto internamente quanto externamente. Um executivo de renome, que ocuparia um alto cargo, pensará duas vezes antes de aceitar a presidência residente de uma empresa que não demonstra boas práticas em uma hora tão delicada.

Demissões realizadas por telefone, teleconferência ou por meio de terceiros, pode demonstrar sérios problemas internos e até mesmo falta de maturidade dos dirigentes. A demissão presencial, que dá o direito a um diálogo aberto com o executivo, é sempre a melhor opção, por vários motivos, como o fato do desligamento de um funcionário de alto escalão pesar muito em seu currículo. Por razão disso, os motivos devem ser sempre muito claros, para que o profissional não fique com má fama no mercado.

Todos os fatores devem ser muito bem analisados na hora de dispensar um funcionário, principalmente pela escassez de profissionais qualificados no mercado brasileiro. Por isso, a identificação com os valores da empresa tem se tornado a arma mais eficaz na atração e retenção dos melhores nomes. "O
profissional vai levar em conta os princípios da corporação. Quando a companhia tem uma reputação desgastada, ela terá sérias dificuldades para convencer aquele executivo de que é a melhor opção que ele tem no mercado", completa o professor Germano Glufke Reis, da FGV-EAESP.

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