sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Os valores de um cargo de chefia


Não é preciso ser um empresário para ter consciência de que a figura do chefe é extremamente importante para o mundo empresarial. Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, são 24 mil funcionários e 2.000 chefes que trocam de equipe quatro vezes por ano (a pesquisa abrange dados de 2004 a 2010). Isso demonstra que a rotatividade é muito grande para os cargos de chefia, que deveriam ser os mais estáveis.

O bom desempenho desse profissional é tão importante que o professor da FGV-EAESP, Germano Glufke Reis, relata que vale mais a pena ter um bom chefe do que muitas pessoas na equipe. Ele ressalta que a pesquisa aponta dois motivos que tornam o gestor em um bom chefe: a habilidade de motivar e, principalmente, a de ensinar o trabalho aos liderados.

Além disso, há muitos executivos que possuem um comportamento mais parecido com o de empreendedores e sabem trabalhar de maneira a inspirar os demais colaboradores, pois desse modo as pessoas se sentem melhor e têm mais gosto em trabalhar. Também de acordo com o estudo, durante um período de um ano, os piores gestores têm 67% mais chances de sair do que os outros.

Por isso, as empresas têm sido cautelosas na hora de escolher gestores, uma vez que um funcionário que teve um bom gestor foi impactado de modo permanente, pois ele aprendeu a fazer um trabalho melhor. Por isso, um chefe que ensina tem valor para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário