sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Na hora da escolha


Para evitar frustrações na hora de escolher um curso de pós-graduação, especialistas dizem que a pesquisa que o aluno faz antes de se inscrever em um curso não pode se limitar ao prestígio da instituição. É necessário considerar diversos fatores, como o currículo dos professores e a carga horária.

O ideal é estudar as necessidades de mercado para tal área, assim como a probabilidade de encontrar algo que realmente se encaixe no perfil profissional. "Não dá para se decidir sem um projeto", diz Renato Guimarães, coordenador de especialização da FGV-EAESP. "Há casos em que o profissional escolhe fazer um curso de peso para alavancar a carreira, mas não fala inglês, o que, muitas vezes, é mais importante", complementa.

Depois, é preciso pensar em qual formato de pós-graduação favorecerá a aquisição das novas competências desejadas e conhecimento a ser colocado em prática para gerar resultado. Os cursos "stricto sensu", que englobam mestrado (acadêmico ou profissional) e doutorado, duram de dois a quatro anos e são voltados para a formação de pesquisadores que viabilizam a vida acadêmica.

Não é aconselhável tomar uma decisão sobre o tipo de pós-graduação sem um projeto profissional. Os programas de MBA (Mestrado em Administração de Negócios, na sigla em inglês), por exemplo, também são considerados especializações pelo MEC e uma das maiores dificuldade de cursar MBA no Brasil é escolher uma boa escola. Uma dica para checar a qualidade da instituição é verificar se o programa consta em rankings internacionais em diversas publicações, como acontece com a FGV-EAESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário