sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Bom gestor vale por dois


Sob o comando de um bom gestor, uma equipe trabalha como se houvesse um profissional a mais. Uma das formas de mensurar a produtividade dos colaboradores é verificando quantos problemas cada um consegue resolver por si só, e só a partir daí, começar a delegar tarefas e auxiliar nas diversas situações.

Segundo o professor da Fundação Getulio Vargas, Germano Glufke Reis, um bom líder faz uma equipe de nove pessoas valer por uma de dez. “O fato desse aspecto [o ensino] ser mais relevante reforça o papel do líder como alguém que precisa desenvolver a equipe", disse o professor. Vale muito mais a pena ter um bom chefe do que muitas pessoas em uma equipe.

De acordo com uma pesquisa feita por uma consultoria norte-americana, os piores chefes não têm vez. Durante um período de um ano, os gestores que não conseguem se adequar à função têm 67% mais chances de sair do que os outros.

A fórmula clássica de promover um cargo de chefia a um colaborador que tem um bom desempenho já não faz sucesso nas empresas. O ditado "perde-se um bom funcionário e ganha-se um péssimo chefe” não faz mais sentido no modo de gerenciamento das empresas atuais.

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