quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Confira se o seu negócio sobrevive sem você

Muitos empresários têm pavor só de pensar em deixar seus postos por alguns dias. Eles sempre imaginam que pode acontecer o pior: funcionários perdidos, espaço desorganizado e contas no vermelho. Mas, cedo ou tarde, por férias ou por situações emergenciais, o dono precisará se ausentar, e é necessário que a empresa esteja preparada para sobreviver sozinha, mesmo que por um curto período de tempo.

Pedro Zanni, professor da FGV-EAESP, explica que a única solução é confiar na equipe que vai assumir as responsabilidades durante o período. "É definir, por exemplo, quem pode tomar conta de forma provisória de determinados assuntos". Para isso, é essencial que os sócios e funcionários troquem ideias e concepções de negócios ao longo do tempo. Dessa forma, é possível formar uma empresa de sucesso, que pode andar com os próprios pés.

A centralização de informações vitais pode deixar o negócio mais lento e burocrático. É preciso ter pessoas de confiança e bem preparadas para tomar decisões em momentos emergenciais. "O clichê de que ‘o olho do dono engorda o gado’ sufoca e atrofia a empresa", afirma Zanni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário