sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Aprenda a negociar para comprar bem


Negociar não é fácil. Especialistas afirmam que a melhor maneira de adquirir um bem de consumo durável de alto valor, como um carro ou imóvel, é optar pelo pagamento à vista. Mas, se a compra a prazo for inevitável, pesquise bastante e fuja dos altos juros dos financiamentos.

Às taxas das parcelas possuem juros embutidos, ou seja, são mais caras. No entanto, as pessoas acabam achando que, por saberem o valor exato que vão pagar, fizeram bom negócio. Na compra de um automóvel, por exemplo, um modelo usado acaba sendo uma boa opção. "Às vezes é melhor pegar um carro usado do que um novo em 60 meses para pagar", diz William Eid Júnior, professor da FGV-EAESP. Nesse caso, antes de fechar o negócio, faça uma cuidadosa vistoria no carro e exija toda a documentação que implica no contrato de compra e venda; seguro, multas pagas, (informações disponíveis no site do Detran), certificado de inspeção veicular, entre outros.

Os brasileiros (em especial os mais jovens) querem resolver tudo rapidamente, sem refletir muito. Computadores parecem lentos, comerciais de TV e internet são infinitos, filas parecem sempre intermináveis – tudo demora muito. Em um processo de negociação, no entanto, quem consegue esperar mais e manter o “sangue frio” obtém melhores resultados. Se o outro lado tem pressa, você pode se valer disso e fechar um negócio vantajoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário