segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Adquirir uma franquia em andamento pode ser um bom negócio
Como é de consenso geral, iniciar um novo empreendimento envolve diversos riscos. Por conta de todo o respaldo inerente, trabalhar com marcas franqueadas pode diminuir os riscos de insucesso, mas não os elimina. No entanto, adquirir uma franquia em operação, que já atingiu o ponto de equilíbrio, pode, sim, ser um bom negócio.
A grande vantagem estaria na comodidade, uma vez que um empreendimento em andamento já possui clientela fixa, ponto comercial bem localizado e marca consolidada no meio físico. Segundo Batista Gliotti, professor da FGV-EAESP e master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil, conhecer a situação tributária da unidade para ter certeza que os impostos e/ ou direitos trabalhistas estão em dia é apenas um dos critérios que precisam ser levados em conta.
Confira algumas dicas para quem pensa em entrar nesse negócio:
-Verifique a documentação com cautela. Além do contrato de locação do imóvel, cheque a quantas andam os contratos com a franquia.
-Pense na expansão do negócio: não considere uma franquia que já está com o faturamento saturado. Avalie também a possibilidade de aumentar o faturamento, ou ingressar em outros mercados, como o e-commerce.
-Considere a região. Em uma cidade grande, por exemplo, cada localidade possui particularidades e potencial para certos tipos de negócio.
-Avalie os custos: antes de adquirir uma franquia, observe a possibilidade de cortar ou reduzir alguns custos. Isso permite um bom aumento na margem de lucro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário