terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vantagens da educação integral


Presente em mais de 30 mil escolas (e a expectativa é que esse número dobre até 2014), o programa Mais Educação, do Governo Federal, criado em 2007, tem o intuito de ampliar de uma média de 3,5 para 7 horas o tempo em que o jovens permanecem nas instituições de ensino para aumentarem seus conhecimentos, espaços e oportunidades educativas.

Além de aperfeiçoarem os conhecimentos dentro das salas de aula, o programa quer levar crianças e adolescentes em idade escolar para atividades extra-curriculares, como visitas a museus, teatros, praças, quadras esportivas e passeios no campo. Esse modelo educacional está presente nos Estados Unidos há quase um século e explica o sucesso de grande parte dos jovens no mercado de trabalho.

De acordo com os criadores do Mais Educação, incrementar o tempo de permanência nas escolas conecta os alunos com novas perspectivas e prepara-os melhor para a vida profissional. De acordo com a professora e diretora da FGV-EAESP, Maria Tereza Fleury, cerca de um terço dos alunos da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas estão saindo do ensino superior com o projeto de abrir negócios próprios. "Isso é uma mudança cultural muito grande. Temos que pensar como o ensino médio pode estimular o empreendedorismo”, concluiu Fleury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário