sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Fugindo da crise, europeus buscam oportunidades no Brasil


Com a falta de oportunidades no velho continente, muitas pessoas estão abandonando seus países em busca de trabalhos aqui no Brasil. Somente em 2011, o número de autorizações concedidas pelo governo federal para estrangeiros subiu 25%, com mais 70 mil novos vistos temporários.

A falta de mão de obra qualificada por aqui estimula a contratação de estrangeiros, e atualmente falta mais profissionais de nível técnico do que superior no Brasil. De acordo com o professor Fernando Zilveti da FGV-EAESP, no Brasil, vê-se universidades enormes sem cursos técnicos, enquanto na Europa, qualquer universidade que se visita, na mesma instituição tem curso técnico, tendo dois tipos de qualificação.

Mesmo com o interesse do Brasil em atrair estrangeiros qualificados, vir trabalhar no País não é tão simples assim. Engenheiros, por exemplo, classe que realmente está em falta no Brasil, não podem assinar projetos e, por isso, só podem exercer a função de consultores. Mesmo assim, para obtenção de um visto, é exigido um contrato de trabalho e apenas depois de quatro anos é expedido um visto permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário