terça-feira, 31 de julho de 2012

Como não surtar nos seus primeiros dias como empreendedor

Se você acabou de iniciar seu negócio e está inseguro, saiba que a ansiedade é muito normal nos primeiros meses. Por receio de fracassarem, muitos novos empreendedores desistem no início, antes mesmo de tentarem efetivamente. O sucesso em um negócio próprio depende de muito trabalho, disciplina e, sobretudo, persistência.

De acordo com Gilberto Sarfati, professor da FGV-EAESP, nos primeiros meses de uma empresa é preciso estar atento para funções básicas: conseguir pagar as contas, contratar as pessoas certas, aprender a lidar com as burocracias, entre diversos outros problemas que podem (e provavelmente irão) surgir.

No mundo do empreendedorismo, é praticamente impossível eliminar surpresas ou imprevistos. Apesar disso, a criação de um rigoroso plano de negócios pode auxiliar a prever os acontecimentos e/ou evitar ao máximo os imprevistos. Faça um estudo detalhado do nicho de mercado no qual seu negócio será inserido, analisando tudo que se relaciona ao segmento. Trace, também, um plano de estratégias e formas de organização para serem aplicadas no cotidiano de sua empresa. Isso diminuirá sua insegurança e lhe dará mais confiança para seguir adiante. Lembre-se: o estresse é decorrente da falta de planejamento – é preciso separar o seu tempo para se dedicar à todas as áreas da sua vida e não somente aos negócios, mantendo o equilíbrio necessário para qualquer empreendedor de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário