segunda-feira, 30 de julho de 2012
E-commerce é realidade que atraí países emergentes
Não há mais questionamentos de que o e-commerce é uma forte realidade, nos dias de hoje. Isso porque, nos últimos anos, houve uma consolidação na economia, e já é possível observar uma mudança de comportamento do próprio consumidor.
De acordo com dados do Índice E-commerce 2012, a melhor oportunidade para os negócios está nos países emergentes, por conta do elevado acesso à internet e sua infraestutura. Para se ter ideia, o Brasil é hoje o segundo país com maior potencial de vendas pela web, ficando atrás apenas da China.
Na opinião do professor e coordenador da área de Tecnologia da Informação em Comércio Eletrônico da FGV-EAESP, Alberto Luiz Albertin, o momento é muito propício para investir no e-commerce. A internet sempre precisa de algum tipo de investimento, por isso, é importante que o empreendedor tenha um bom conhecimento de mercado online para obter resultados a baixo custo.
Ao contrário do que a maioria pensa, o crescimento das lojas online não vai afetar ou diminuir o desempenho das lojas físicas. “O crescimento de lojas online evidencia interesse, mas não é uma tendência que vai monopolizar. Ele e o mercado convencional convivem juntos”, explicou Albertin.
Para o professor da FGV-EAESP, o empreendedor consegue conquistar o retorno financeiro que deseja, pois a internet proporciona isso. “A tendência é o e-commerce ir buscando itens do mercado convencional e ir aplicando e expandindo o seu”, concluiu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realmente essa é uma realidade, no entanto não há incentivos para o desenvolvimento de empresas de ramo nacionais. Vemos a chegada de empresas internacionais sem qualquer movimentação de nenhuma parte para fortalecer a presença rasileira neste ramo!
ResponderExcluir