Nos Estados Unidos, o tão esperado Black Friday acontece todos os anos no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças e é marcado por grandes descontos de até 80%. Este ano, a tradição do Black Friday pegou também aqui no Brasil, em algumas lojas do setor de varejo. Maurício Morgado, economista, professor da FGV-EAESP e especialista em varejo e marketing, falou sobre
o assunto em entrevista a rádio Band News.
Maurício disse que o Black Friday brasileiro é vantajoso para o varejo pois elimina a sazonalidade do mês de dezembro. Ou seja, com os gastos feitos no mês de novembro, as pessoas consomem menos no mês de dezembro, ajudando o operacional das lojas. Além disso, com as compras do Black Friday, é possível preparar melhor o estoque de natal, uma vez que, com as aquisições do fim de novembro, os estoques praticamente acabam.
O professor ainda disse que as redes varejistas que apostaram no Black Friday brasileiro, saíram na frente da concorrência, pois já adquiriram um pouco do dinheiro que o consumidor planejava gastar no Natal.
Para o consumidor, as vantagens e os descontos também foram bons, porém, o professor ressalta que os consumidores devem ter cuidado para não comprometer o orçamento do Natal e do fim e do começo do ano, depois das compras do Black Friday. Isso pode gerar um endividamento inesperado e difícil de suportar.
Para saber mais sobre a tendência do Black Friday brasileiro, acompanhe a entrevista completa do professor da FGV-EAESP na Rádio Band News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário