Um pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontou que o Brasil é o país com maior taxa de empreendedorismo do G20, o grupo que reúne as maiores e mais influentes economias do mundo.
De acordo com o levantamento, há cerca de 21 milhões de brasileiros (o correspondente a 17,5% da população) com o seu próprio negócio em estágio ainda inicial, com cerca de três anos e meio. O comparativo foi com países como Estados Unidos, que apresenta 7,5%, e China, que liderava o ranking até o ano passado, com 14,4%.
O estudo ainda aponta que o investimento inicial para abrir o próprio negócio gira em torno de 10 mil reais; apenas a minoria (20%) gastou mais de 30 mil. A cada 100 novos empreendedores, 25 deles são varejistas.
Apesar das estimativas positivas, o empreendedor enfrenta algumas dificuldades em ter seu próprio negócio em território nacional. “No Brasil, o desafio do empreendedor é maior que nos outros países”, declarou o professor da FGV-EAESP, Samy Dana. Ainda segundo ele, aqui há maior burocracia e altas taxas de juros.
A pesquisa revela que as características do perfil empreendedor brasileiro são criatividade, ousadia, dedicação, dinamismo, competências, otimismo e persistência.
O Brasil é, atualmente, considerado um dos países mais rentáveis do mundo, segundo o Endeavor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário