segunda-feira, 28 de maio de 2012

Você sabe como poupar dinheiro para a aposentadoria?

Quando o assunto é finanças, a palavra-chave é planejamento. Não é possível fazer milagres partindo do ponto de vista que investimento é puramente lógico e aritmético.

Ganha mais estabilidade e segurança quem investe em disciplina. É muito comum ver pessoas com dúvidas em relação a como estabelecer uma poupança para a aposentadoria. Embora não haja nenhum segredo, o professor de Finanças da FGV-EAESP, William Eid Júnior, explica que a melhor maneira de se poupar dinheiro é elaborando um orçamento familiar.

Eid sugere que se faça uma lista com todos os ganhos anuais, incluindo férias, 13º e restituição do IR. Da mesma maneira, liste todos os gastos anuais (contas fixas e também variáveis). Feito isso, já possível ter um bom mapeamento para onde está indo o dinheiro.

William sugere que as despesas sejam classificadas por A (alimentos), B(básicos), C(contáveis) e D(dispensáveis). Classifique os seus itens de acordo com o seu objetivo, que neste caso é a aposentadoria. Feito isso, procure a calculadora do cidadão no site do Banco Central e descubra o quanto poupar no prazo que você estabeleceu. A simulação é muito importante para você saber se conseguirá atingir sua meta. “Só acumula recursos os mais disciplinados”, concluiu Eid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário