O fortalecimento da economia nacional, juntamente com o desenvolvimento do mercado digital, tem atraído uma verba massiva de fundos de investimentos estrangeiros no país. Inseridos nesse cenário, estão empresas como Peixe Urbano, Netshoes, Viajanet e Dafiti, que protagonizam um movimento inédito da internacionalização de companhias digitais brasileiras.
A atual conjuntura do mercado e economia é resultado do grau de maturação do mercado de internet brasileiro. Apenas em 2011, o país teve mais de 2 mil empresas desse ramo abertas, o que é três vezes maior que o número computado dois anos antes, de acordo com um balanço realizado pelo Instituto Inovação, entidade de fomento ao empreendedorismo.
Segundo um estudo realizado pelo Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV-EAESP, os investimentos saltaram dos US$ 6 bilhões, em 2004, para US$ 43 bilhões, em 2010. Apenas no ano passado, o montante destinado aos iniciantes da área de tecnologia e web ultrapassou os US$ 750 milhões. Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil será palco de grandes empresas da área digital.
A previsão é que o mercado atinja a marca de US$ 1 bilhão até o final deste ano. Apesar do dinheiro dos investidores auxiliarem muito na economia, o capital humano anda em defasagem em território nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário