O ditado popular “o cliente sempre tem razão” nunca fez tanto sentido na atual situação do mercado. Isso porque, o conceito do comércio neste século exige que o comerciante domine as necessidades de seu possível comprador, ou seja, é necessário atender as expectativas do cliente em relação a preço, funcionalidade dos produtos e compromisso ambiental da marca.
Atualmente, não se pode pensar em sucesso de uma empresa sem associa-la a multicanais. Além da loja física, para não ficar atrás da concorrência, é necessário que a marca invista em um site, celular e em plataformas digitais diversas.
A evolução da tecnologia permite não só a interação mais direta com o consumidor, mas também a personalização da marca, especialmente quando vinculadas às plataformas de mídias sociais. É por meio delas que a empresa se adapta à linguagem digital e cria novas possibilidades para as vendas. Além do aumento nas vendas, as plataformas digitais também permitem um novo atendimento, visto que boa parte das redes funcionam como SAC da empresa.
Outra forma de bom relacionamento e até mesmo fidelização dos clientes é o investimento em sustentabilidade. Em um momento em que todos se questionam o rumo do planeta, é interessante a empresa manter transparência em relação a adoção de medidas ecológicas. Para o professor da FGV-EAESP, Maurício Morgado, um bom exemplo de sustentabilidade é a marca americana Whoole Foods, que conquistou o público por sua postura consciente. Ainda segundo ele, a missão é portadora do objetivo de mudar a maneira como as pessoas se alimentam.
Com todas essas características, a loja física passa a ser uma espécie de centro de experiências, onde há uma sensorialização em relação a marca, já que é possível o cliente se identificar melhor com elas.
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