sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mão-de-obra robótica na indústria

Apesar de estarmos em pleno século 21, ainda existe muitos questionamentos sobre a funcionalidade e eficiência dos robôs industriais, ainda que no mundo pós-moderno seus benefícios para a sociedade e empresa sejam inquestionáveis.

O Japão já é uma referência neste tipo de produção de trabalho, sendo considerado o país mais robotizado do mundo. Atualmente, os japoneses possuem 306 robôs para cada 10 mil trabalhadores empregados na indústria, enquanto, no Brasil, há uma densidade inferior a 10 robôs para 10 mil trabalhadores.

Para o professor de Recursos Humanos e Relações Trabalhistas da FGV-EAESP, Sérgio Amad Costa, muito ao contrário do que se possa pensar, os robôs não ocupam empregos dos trabalhadores. As máquinas apenas reduzem trabalhos manuais e alienantes.

Ainda segundo o professor, os robôs fazem surgir profissões e novos postos de trabalhos, muito mais interessantes e criativos no campo da robótica.

O Brasil já está investindo em uma profissionalização na área, criando novos postos e investimento em novas formações para o mercado.

Um comentário:

  1. muito bom só que eles precisam adaptar o preço para as pequenas empresas se não iram todas pequenas quebrarem e só ficarão as grandes precisamos que as pequenas empresas cresçam.

    ResponderExcluir