quarta-feira, 30 de maio de 2012

Empresários estão menos otimistas, revela Lide


Uma pesquisa feita pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV) revelou que os empresários e executivos andam menos otimistas. Isso porque, segundo o levantamento desse mês, 36% dos empreendedores se dizem mais pessimistas em relação ao mercado, uma redução de 13% em relação ao mês de março.

O principal motivo para essa redução é que quase a metade dos entrevistados vê a situação atual do negócio estagnada ou pior. O porcentual de empresários e executivos que pretendem empregar caiu de 48%, no levantamento de março, para 34%, na pesquisa atual. Outros 51% dos entrevistados apontaram a expectativa de manter os empregos e 15% preveem demissões.

Os principais inibidores de crescimento e responsáveis por deixar os empresários receosos são as cargas tributárias (preocupação de 70% dos entrevistados) e a demanda em queda (preocupação de 18% dos entrevistados).

Por outro lado, 61% dos entrevistados esperam que, até o final deste ano, haja um aumento na receita, em comparação ao ano de 2011, e 36% deles desejam que a mudança inicie desde já. De acordo com o coordenador da pesquisa da FGV-EAESP, Fernando Meirelles, o clima de pessimismo existe, mas ele é específico deste momento, já que há perspectivas de melhorias até o final de 2012.

O percentual recorde foi em 2010, quando atingiu a marca de 82% na melhoria da situação dos negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário