sexta-feira, 11 de maio de 2012

Empreendedorismo: da sala de aula para o mercado de trabalho

A FGV-EAESP procura investir e estimular o lado empreendedor e inovador de seus alunos, especialmente, durante a sua formação. A Fundação tem tradição em formar muitos profissionais para o mercado de trabalho e sempre que possível busca divulgar os casos de sucesso desses alunos.

Um bom exemplo é o estudante da FGV-EAESP, Erick Coser. Ainda no 5º semestre e com apenas 20 anos, o jovem criou, em parceria com um amigo, a start-up Cidade Viva, que visa recompensar as pessoas por suas atitudes sustentáveis e cidadãs. Ao tomar iniciativas simples, como realizar trabalhos voluntários ou reciclar o lixo doméstico, o cidadão receberá pontos, que podem ser convertidos em descontos e prêmios.

De acordo com o coordenador do Centro de Estudos em Empreendedorismo e Novos Negócios (GVcenn), Marcelo Aidar, é cada vez mais comum ver nos jovens uma veia empreendedora. Segundo ele, muitos estudantes preferem a possibilidade de criar uma carreira independente a fazê-la em uma grande empresa do mercado.

Outro exemplo de sucesso é o empreendedor Felipe Cataldi, de 22. Ele conta que a maior influência da faculdade no seu negócio, o laboratório de tecnologia BetaLabs, foi o networking que a FGV-EAESP possibilitou. “A GV nos dá uma rede de contatos que ajuda muito, ainda mais no começo. Nosso primeiro cliente foi um ex-aluno e é possível afirmar que 50% dos nossos clientes atuais estão de alguma forma conectados à faculdade.”

Para o professor Marcelo Aidar, a função do curso não é ensinar alguém a ser empreendedor, mas oferecer a carreira como uma possibilidade entre muitas na área de administração. “A maioria dos alunos fica no meio termo e se você estimulá-lo a considerar o empreendedorismo como opção, ele pode começar a pensar sobre isso”, diz. Felipe dá a dica para quem quer se tornar um empreendedor: “O mais importante é ter resiliência e força de vontade. É preciso acreditar no seu sonho e ir atrás dele”.

Focada nesta tendência, a FGV-EAESP incluiu algumas matérias extras no currículo do curso, na tentativa de despertar cada vez mais o interesse no empreendedorismo. Segundo Aidar, o empreendedorismo não configurará um departamento de estudos, porém, é uma área multidisciplinar e, como tal, é um acréscimo muito positivo para grade. Para o professor, foi ainda mais importante que todas as disciplinas passassem a ter o empreendedorismo como um dos focos de aplicação.

A fim de promover ainda mais interesse no tema, a FGV-EAESP está promovendo, durante esta semana, a 8ª Semana do Empreendedorismo. No evento, que vai até domingo (13), vários empreendedores contarão suas histórias e darão dicas aos interessados. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário