quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fidelizar clientes pode ser meta para 2012


Para garantir êxito no mercado e conquistar espaço entre os concorrentes, as empresas tiveram não só que melhorar a competitividade de seus preços e produtos, mas também o relacionamento e a fidelização com seus clientes. Isso porque, de acordo com um levantamento realizado pelo IBGE em parceria com o PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), o volume nas vendas do varejo cresceu 0,2% - o que permite uma projeção positiva para o setor ao longo do ano.

Estudos recentes revelam que o consumidor brasileiro está cada vez mais responsável e exigente quando o assunto é finanças, já que aprendeu a fazer contas necessárias para manter a saúde financeira. Exatamente por existir essa consciência na hora das compras é que se tornou vital para as marcas oferecem vantagens e propostas para seus compradores assíduos, até que eles se fidelizem a marca.

Para o professor da FGV-EAESP, Mauricio Morgado, o crescimento e fortificação do setor não é nenhuma novidade, já que o varejo tem se mostrado promissor desde 2004 e, por isso, a preocupação com o consumidor tem se tornado cada vez mais intensa.

Lembrando: é importante que o estabelecimento comercial fique atento às oportunidades de inovação, invista em estratégias para fidelização dos clientes (ações, promoções, cadastros, descontos, parcelamentos) e nunca perca a atenção sobre as medidas adotadas pela concorrência. Um bom meio de conseguir atingir o público é pelas redes sociais. Além da comunicação mais direta, o público passa a se sentir parte da marca, o que facilita ainda mais a sua integração.

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