terça-feira, 6 de março de 2012

Brasil investe no exterior

Um levantamento feito pelo Banco Central apontou um aumento de 12,3% nos gastos dos brasileiros no exterior. A somatória atingiu o seu maior patamar desde então, quando bateu US$1,99 bilhão, se comparado ao mesmo período do ano passado.  O valor é calculado pelos gastos feitos no cartão de crédito, que chegaram a US$1,206 bilhão apenas no primeiro mês deste ano.

A principal explicação para este aumento está na melhoria da renda do trabalhador, além da valorização do câmbio e das ofertas para viagens no período de férias escolares. Outro fator relevante para este aumento é no que diz respeito a crise mundial, já que alguns países oferecem produtos e serviços a preços reduzidos.

O economista da FGV-EAESP, Samy Dana, aponta que o leque de opções de viagens para os brasileiros está muito vasto, além da praticidade de financiamento das passagens para o exterior.

Apesar dos investimentos dos brasileiros beneficiar os países que estão em crise, a medida pode gerar uma crise interna no país. Dana frisa que a falta de concorrência no câmbio pode influenciar de forma negativa e expressiva o turismo nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário