O Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) lançou o Registro de Emissões Públicas para web. O espaço é voltado para que as empresas voluntariamente apresentem os cálculos de suas emissões coorporativas.
Além de maior transparência das empresas, o Registro de Emissões Públicas é uma plataforma online desenvolvida pelo Programa GHG Protocol, também desenvolvido pela FGV-EAESP, que realiza inventários coorporativos sobre as emissões de gases de efeito estufa, os GEE. Este é o primeiro deste tipo no país.
O Registro é elaborado de duas maneiras, pela área restrita e pela área pública. A restrita foi lançada em 22 de junho de 2010 e visa a transparência das empresas. Enquanto a área pública, que é bem mais recente - lançada no ano passado, permite o acesso aos dados dos inventários publicados no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol a todo tipo de público de forma didática, agregando transparência a todo o processo.
Os principais objetivos do Registro são:
- Promover o reconhecimento das organizações participantes pela iniciativa voluntária de transparência, frente a stakeholders cada vez mais atentos à responsabilidade socioambiental corporativa;
- Auxiliar os agentes privados e públicos na definição de estratégias para mitigação de GEE;
- Preparar as organizações brasileiras para futuros marcos regulatórios que orientarão as ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas;
- Integrar os esforços do Programa Brasileiro GHG Protocol e da Plataforma Empresas Pelo Clima com as ações da Política Nacional de Clima, das políticas estaduais e do cumprimento da meta anunciada em Copenhagen;
- Criar grande banco de dados que facilite o estabelecimento de benchmarks setoriais e que sirva de base para a elaboração de políticas públicas coerentes.
Ambev, Santander, Grupo Boticário e Abril são alguns exemplos de empresas que paritcipam do projeito. Acompanhe quais outras empresas também mostram suas emissões de forma pública pelo site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário