quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Aplique bem o seu dinheiro

Em matéria publicada no caderno Folhainvest / Bússola do jornal Folha de S. Paulo o Professor da FGV-EAESP William Eid Júnior esclarece, ao responder a pergunta: “Onde devo aplicar R$ 20 mil entre seis meses e um ano?”, que a melhor maneira para se aplicar bem o dinheiro é determinar algumas estratégias financeiras para obter uma melhor rentabilidade diante do valor inicial aplicado.

“Com um prazo tão curto (entre seis meses e um ano), a opção natural para você é algum produto de renda fixa. Entre eles, temos títulos do Tesouro Direto, CDB's ou fundos de renda fixa. A escolha vai depender da taxa que você obter”, afirma o professor.

Quando se trata do Tesouro Direto, de acordo com Eid Júnior, os títulos mais indicados podem ser os já pré-fixados (LTN ou NTN) ou até mesmo os indexados a Sélic (LFT) que tenham ganhos similares ao CDI (juro dos bancos que espelha a Selic). Já se escolher por um CDB, você terá de procurar um banco e negociar. De toda forma, vale adiantar que diante do exemplo de R$ 20 mil, a rentabilidade não será tão boa quanto a do Tesouro Direto – exceto casos em que o banco se disponha a oferecer renda superior a 100% do CDI em um CDB pós fixado, caso contrário é melhor partir para o Tesouro Direto.
“Dá para perceber que você vai acabar ficando com o Tesouro Direto, que é (no caso da pergunta feita) a alternativa mais prática. É importante ressaltar a função dos custos. Altos custos podem eliminar toda a vantagem do produto” – conclui o professor. Ao fim da matéria, concluindo sua resposta, o professor aconselha que se alongue o prazo da aplicação uma vez que o IR (Imposto de Renda) pode reduzir bem o ganho diante do aplicado. Para exemplificar essa redução do IR: até seis meses de aplicação será pago 22,5%, já acima de dois anos tal porcentagem cai para 15%. “Uma diferença e tanto” - afirma.



Fonte: Info 4
Fonte da imagem: Dreams Time

Nenhum comentário:

Postar um comentário