sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sonhos inadiáveis

O Professor da FGV-EAESP, José Pereira da Silva, afirma que a melhor maneira de financiar um curso de graduação ou pós é procurar prazos longos e parcelas pequenas. Já que a principal preocupação do estudante é o tempo para pagar.

O primeiro passo a ser dado é verificar se a escola oferece opções de financiamento. Algumas faculdades de primeira linha possuem fundos de bolsa, que constituem em um fundo de financiamento para o aluno, que pagará somente depois de formado.

Outra opção é procurar o financiamento do governo, o Fies (Fundo de Financiamento as Estudante de Ensino Superior), programa do MEC destinado a financiar cursos de graduação para estudantes matriculados em faculdades particulares. Os beneficiados pelo Fies são os estudantes que obtiveram avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e estudam em faculdades participantes do programa.

Um terceiro caminho é pesquisar linhas especiais de financiamento nos bancos. É necessário comparar cada uma das opções e pedir detalhes sobre prazos e taxas. E o Professor da FGV-EAESP alerta: fuja de opções comuns de crédito pessoal, como CDC e empréstimos em financeiras. “Em alguns casos o estudante está trabalhando durante o dia e estudando no período noturno, e o salário não é suficiente para cobrir uma dívida. Para esses casos o ideal é optar por linhas de créditos especializadas”, analisa.

No caso do financiamento de viagens, o fator emocional também conta. Na opinião de José Pereira da FGV-EAESP, a primeira pergunta a se fazer é "É a hora certa para fazer a viagem?", já que os gastos exacerbam o pacote da passagem aérea e hospedagem.

Caso o sonho não possa ser adiado, os pacotes de agências de viagem são, normalmente, a opção mais barata de financiamento. Mas é preciso prestar atenção nos juros, deve-se perguntar sempre quanto a mesma viagem custaria à vista e de acordo com esse cálculo, verificar o quanto se está pagando de taxas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário