As mulheres estão cada vez mais presentes no empreendedorismo nacional. Desde 2006 as estatísticas são ascendentes. De acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2010, que demonstra o crescimento do empreendorismo no Brasil, praticamente metade dos empreendedores (49,3%) são mulheres. Em 2006 eram apenas 9,4%.
O crescimento chamou a atenção de especialistas que começaram a promover eventos, palestras, debates e pesquisas para descobrir as razões da ascensão e as características das mulheres empreendedoras.
O tema foi abordado na 7º Semana do Empreendedorismo da FGV-EAESP. O último dia do encontro foi destinado unicamente às empresárias. Uma das palestrantes do evento que ocorreu em Maio, no Salão Nobre da FGV-EAESP, revelou: "Nós temos um jeito próprio de atingir o sucesso: somos cautelosas, damos um passo de cada vez e não assumimos riscos exagerados".
Mas as mulheres são tão diferentes assim? De acordo com uma pesquisa feita pelo instituto Endeavor em parceria com a ONU, o principal diferencial das mulheres é a falta de confiança, elas precisam estar certas que a empresa será vencedora, por isso fazem cursos de gerenciamento e procuram consultores externos, práticas raras no caso dos homens.
Fonte texto e foto
Nenhum comentário:
Postar um comentário