quarta-feira, 22 de junho de 2011

Preços em ascenção

Os preços dos alimentos continuam em ascensão. O motivo? O agronegócio nacional não consegue acompanhar o ritmo do PIB (Produto Interno Bruto). Economistas avaliam que o Brasil irá crescer entre 4,5% e 5% até o ano de 2021. Já em relação a produtividade no campo, de acordo com o Ministério da Agricultura, o ritmo de crescimento é menor, 2,3% por ano.

O resultado? Um só: um aumento na inflação.

A FAO (Food and Agriculture Organization, da ONU) corrobora com as estimativas do Ministério. A organização afirma que os preços vão subir cerca de 50% acima da inflação nos próximos dez anos. Em contrapartida, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, comemorou o desempenho do agronegócio e afirma que com apenas alguns ajustes nas safras, tudo vai ficar bem.

Fábio Gallo, Professor da FGV-EAESP, discorda. Para ele, o desalinho entre o PIB e a produção agrícola não vai causar desabastecimento, mas com certeza, o aumento no preço dos alimentos. O Professor da FGV-EAESP afirma: "Vejo potencial de subir preço. Tudo vai depender também se teremos quebras importantes de safras no Brasil ou no exterior e se surgirão barreiras comerciais a algum produto. É um pouco de boa vontade do ministro ter a certeza de que não haverá um estresse lá na frente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário