quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ainda vale a pena investir em imóveis?


Desde 2010, os imóveis em todo o Brasil, especialmente na região sudeste, valorizaram muito. No entanto, dados do Índice FipeZap mostram que o aumento do valor dos imóveis, em 2012, foi bem menor: 13,7%. O índice IGP-M, que calcula o reajuste dos contratos de aluguéis, encerrou o ano com forte alta de 7,82%.

Com os imóveis tão caros e com o limite dos aluguéis tendo alcançado o teto da renda para os locatários, o investimento em imóveis não deve ser uma boa pedida para 2013 – ou seja, o retorno do valor investido apenas com aluguel está abaixo, em comparação a valores da inflação e até mesmo à poupança. O professor Mauro Miranda, coordenador do curso de Investimentos Imobiliários da FGV-EAESP, acredita que o valor dos imóveis residenciais se estabilizou e não deve cair, e que a rentabilidade com aluguéis deve permanecer pequena.

“Os aluguéis sobem conforme a capacidade de pagamento dos locatários. É diferente do valor da compra que depende das condições de financiamento”, diz o professor, para explicar por que os aluguéis não podem aumentar à mesma proporção que os preços de compra e venda.

Por esse motivo, o professor não considera que comprar imóveis residenciais seja um investimento atrativo no momento. “Existem outras formas de investimento imobiliário que a pessoa física pode olhar, como os fundos imobiliários. Com eles, é possível investir no segmento corporativo, com administração profissional, e obter aluguéis isentos de imposto de renda para a pessoa física”, diz. Com esses níveis de preços, não dá nem para pensar no segmento residencial, mesmo com a queda dos juros, que não foi tão significativa assim.

Um comentário:

  1. Eu não sei se existe uma bolha imobiliária, mas em uma coisa eu concordo: os preços dos imóveis estão um absurdo de caro.
    Eu tive a idéia de criar um site que mostra o tempo em que os imóveis ficam desocupados nas imobiliárias. Pensei que isso ajudaria as pessoas a usar este argumento na negociação de aluguel/compra de imóveis.
    Se puder conferir, o site é www.compararimoveis.com.br.

    ResponderExcluir