quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Empresas ainda enfrentam o desafio do planejamento
O planejamento de uma empresa, apesar de ser obrigatório, ainda é muito ignorado por boa parcela dos pequenos e médios empresários do país. Por ser encarado como algo novo, muitos empresários acreditam que apenas um pequeno projeto é a solução dos problemas, o que é um erro enorme, já que é necessário algo bem mais elaborado e centrado, com metas a médio e longo prazo e métodos de controle.
O que faz uma corporação crescer e se fortificar são raciocínio lógico, foco e muita compreensão de mercado por parte do dono da empresa. Começar com planejamentos simples já é um bom caminho, pois são mais fáceis de serem implementados e mantidos.
Um erro bastante comum é não ter uma visão do mercado, olhando apenas pra si mesmo, esquecendo da concorrência e também das preferências de seus clientes. O correto é fazer uma análise externa, prestando atenção nas questões de mercado, nas mudanças da sociedade, assim como nas novas tecnologias que podem impactar o negócio.
No início do ato de empreender, já deve acontecer o plano de negócios, o que nem sempre precisa ser assim. “Há empreendedores bem sucedidos que não são adeptos ao plano de negócios, porque em muitas situações é preciso arriscar, especialmente nos negócios inovadores”, afirmou Marcelo Aidar, coordenador adjunto do Centro de Empreendorismo e Novos Negócios da FGV-EAESP.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário