segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Resolvendo assuntos internos
O antigo modelo hierárquico no trabalho, no qual o chefe tinha a última palavra, não vale mais para os dias atuais. Com uma juventude mais inquieta e com desejos profissionais mais efêmeros, o diálogo aberto com a equipe faz-se necessário. Estratégias devem ser adotadas, fazendo bom uso da comunicação interna, como forma de encontrar soluções para possíveis queixas dos empregados, melhorar o ambiente corporativo e motivar as pessoas.
Na opinião do especialista em estratégia e desenvolvimento organizacional e professor dos programas de mestrado e doutorado da FGV-EAESP, Moisés Fry Sznifer, o principal erro das companhias é ter o funcionário apenas como um meio para obter resultados. Quando as pessoas são tratadas dessa maneira, elas não veem sentido para aquilo que fazem. Sznifer, acredita ser preciso discutir com os profissionais as competências que eles têm e o que eles esperam da empresa.
Empresas que não tomam esse tipo de atitude fazem com que um clima de reclamações e especulações surja no ambiente de trabalho. Um funcionário que reclama demais pode contaminar o trabalho em equipe e, além de não crescer dentro da empresa, acaba prejudicando o desempenho do grupo e a cooperação entre os membros.
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